04 outubro, 2008

Evento na Faculdade Amadeus

Ana Maria, Lícia Hora, Prof. Pedro Demo, Profa. Maria Auxiliadora, e Cristiane Batista
I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DA FACULDADE AMADEUS
(retirado do site: www.faculdadeamadeus.com.br)

Todos os anos, 26 bilhões de toneladas de gás carbônico são despejadas na atmosfera do planeta Terra, enquanto os sistemas naturais só conseguem absorver 11 bilhões. O que fazer com as 15 bilhões de toneladas que ficam acumuladas todos os anos é um dos grandes desafios da gestão ambiental. Esse foi um dos temas abordados pelo doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do programa de Educação Ambiental da Universidade católica de Brasília (UCB), o sergipano Genebaldo Freire Dias, durante o I Encontro Interdisciplinar Gestão e Educação Ambiental da Faculdade Amadeus (Fama), coordenado pelo Prof. Doutorando Vinicius Nejaim.
Durante a palestra, que aconteceu na sexta-feira à noite, Freire proporcionou aos cerca de 600 participantes do evento momentos de reflexão sobre a atual situação ambiental no planeta Terra. “Isso não se resolve só fazendo coleta seletiva. É muito pouco. É preciso um esforço conjunto”, disse. Segundo ele, o cenário chegou a tal ponto que, como não dá mais para reverter, só restam duas opções: a adaptação e a mitigação.
Com mais de 30 anos dedicados à pesquisa sobre gestão ambiental, Genebaldo Freire disse que é preciso se refletir a respeito da crise de percepção que a humanidade vive. “E isso é o que, em muitos casos, está impedindo as respostas adaptativas que nós precisamos desenvolver rapidamente”, disse. Ele entende que, diante disso tudo, é fundamental que as pessoas entendam que vivem confinadas num planeta que tem limites e praticamente todos eles já foram superados.
Sergipano natural do município de Pedrinhas, Genebaldo Freire Dias há 30 anos deixou o Estado. Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente ocupa os cargos de professor e pesquisador do programa de mestrado e doutorado em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Brasília (UCB), onde coordena o Projeto de Educação Ambiental. Possui 17 livros publicados sobre o tema, entre ele “Populações marginais em ecossistemas urbanos”, “Educação Ambiental – princípios e práticas” e “Atividades interdisciplinares de educação ambiental”.
AprendizagemDurante o I Encontro Interdisciplinar da Fama, realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Formação de Professores (Nupe), órgão suplementar da Faculdade, que tem como coordenadora a Profª. Dra. Maria Auxiliadora Santos. Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a palestra ministrada pelo professor titular da UnB Pedro Demo, na noite de quinta-feira. Com o tema “Desafios da Aprendizagem”, o palestrante abordou durante sua explanação para a platéia que lotou o ginásio do Colégio Amadeus o atual sistema de educação no país e os desafios para que os alunos possam efetivamente aprender.
Para Pedro, o grande desafio da aprendizagem é que no país ainda se aprende muito mal, apesar das mudanças feitas na educação.“O mundo exige cada vez mais pessoas com cabeça bem feita, capazes de pensar, propor idéias. Precisamos estimular os alunos a pesquisar, elaborar, promover a autoria e autonomia”, disse, ressaltando que o objetivo da sua palestra foi sugerir algumas idéias mais produtivas e calcadas em teoria mais modernas para melhorar o processo de aprendizagem.
De acordo com o diretor Acadêmico da Faculdade Amadeus, Joaquim Machado, a primeira edição do encontro interdisciplinar foi uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos. “Hoje é um dia de crescimento na Faculdade Amadeus e tenho certeza que é o marco de uma nova educação nessa instituição”, afirmou.
Durante o evento, aconteceu a entrega do Prêmio Fama Mérito Profissional. Em sua segunda edição, a homenagem foi concedida aos professores Pedro Demo e Genebaldo Freire Dias. O prêmio foi criado no ano de 2007 para destacar e homenagear profissionais comprometidos com um mundo melhor e mais justo. O I Encontro Interdisciplinar da Fama foi encerrado no sábado pela manhã, com a realização de dez mini cursos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Me chamo Lourdes Maria, sou professora, e estive neste evento. Gostei bastante da palestra do professor Pedro Demo e senti que precisava fazer uma reflexão sobre os procedimentos em sala de aula. Realmente foi proveitoso.