18 setembro, 2008

PROJETO - APRENDENDO COM LOBATO

1. INTRODUÇÃO

O difícil momento que passa a educação brasileira é facilmente detectado no seu primeiro instante – a alfabetização – etapa da construção do conhecimento, cuja atenção maior está voltada para a aquisição da linguagem através da fala e da escrita. Desta forma, o educador procura aliar estas funções a questões com alto teor de significação para as crianças, levando em consideração seu grau de desenvolvimento.
Assim, a literatura infantil e sua função instrutiva trazem como complementos à educação valores humanos que concebem o caráter, divertindo e influenciando através de paradigmas. Pensando nisso, a elaboração deste projeto traz como elemento principal uma das deliciosas obras infantis de Monteiro Lobato – O casamento da Emília – através da qual as crianças poderão desfrutar do contato com a literatura da forma mais prazerosa possível.
A interação entre a literatura infantil e as questões sociais é colocada por Lobato de forma original. Ele supera conceitos e preconceitos; e trabalha as situações do presente sempre encarando o futuro. O escritor respeita a inteligência das crianças e, através da sua obra, motiva o diálogo criando um espaço de liberdade, criatividade, soluções e muita imaginação.
Logo, levar a obra deste ícone da literatura infantil para a sala de aula é a garantia de oportunizar a criança um momento significante de construção cultural, instante em que o educador mediará o diálogo, a leitura, a escrita, a arte, entre outras questões ligadas às disciplinas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais. De certo que não faltará idéias e criatividade, tanto para o educador quanto para as crianças, quando se tem como ponto de partida uma história que atiça a curiosidade e a imaginação do universo infantil.

2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO E DESENVOLVIMENTO

O Projeto foi desenvolvido para crianças do primeiro ano do ensino fundamental no primeiro semestre do ano de 2008 na Universidade Federal de Sergipe, por alunos do Curso de Pedagogia, na Disciplina Literatura Infantil e Alfabetização, sob a orientação da Profa. Maria José Dantas.
Foi elaborado com o intuito de agregar conhecimentos, através do conto “O casamento da Emília” de Monteiro Lobato, tendo em vista desenvolver o gosto pela leitura e produzir conhecimento que tenha significado para a criança em fase de alfabetização.
Pensando assim, a elaboração de atividades para os alunos exigiu uma análise cuidadosa do conto, facilitando a extração de pontos que contribuíssem para aprendizagem; também decidiu sobre meios e materiais necessários para explorar o universo de Lobato, tomando como fator principal o mundo do Sítio do Picapau Amarelo.
Como ponto de partida disponibilizar para as crianças revistas, livros e figuras com personagens do Sítio do Picapau Amarelo, porquanto as crianças necessitam analisar o material – pegar – folhear - trocar idéias sobre o que estão sentindo, pois assim despertarão a curiosidade pela leitura, dando maior significado ao conto, e por sua vez, à literatura.
A logística da pedagogia de projetos requer a integração do ensino à prática, o que possibilita trabalhar as disciplinas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Estudos Sociais. Contudo, diante da limitação do tempo (três dias), ficam planejadas para o primeiro dia as atividades da “Receita da Cocada” (Língua Portuguesa); e a “Contagem dos Doces” (Matemática). Para o segundo dia as atividades “O Pomar” (Ciências); e “As pessoas da família” (Estudos Sociais); e para o último dia, o “O Desenho Infantil” e Teatro de Fantoches com personagens da história (Artes). Logo, atividades que proporcionarão, além do gosto pela leitura, o desenvolvimento da linguagem, da escrita, bem como a percepção e reflexão.

3. OBJETIVOS

Despertar a curiosidade pelos livros;
Estimular a criança a vivenciar o prazer que é proporcionado pela literatura infantil;
Envolver a criança com a obra instrutiva e prazerosa de Monteiro Lobato;
Desenvolver a habilidade de saber ouvir e falar;
Motivar o hábito da leitura e da escrita;
Proporcionar momentos de reflexão, imaginação e criação;
Desenvolver habilidade de descrever personagens e o ambiente do Sítio do Picapau Amarelo;
Possibilitar a produção de textos escritos;
Relacionar as disciplinas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Estudos Sociais e Arte com a história;
Proporcionar a conversação e a criação de outros finais para a história.


4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.1. Primeiro dia

Primeiro momento:
Diálogo preliminar e apresentação dos livros, revistas e figuras do escritor Monteiro Lobato;
Comentários a respeito do Sítio do Picapau Amarelo e seus personagens, integrando as crianças ao debate;
Apresentação, distribuição e leitura do conto escolhido – O Casamento da Emília – possibilitando os comentários;
Conversar sobre a festa de casamento introduzindo o momento dos doces – perguntar se alguém gosta de cocada e trabalhar a “Receita de Cocada”. Contar com a possibilidade de uma receita alternativa, “O Brigadeiro”.
Escrever a receita no quadro e ler com os alunos;
Solicitar que escrevam a receita.

Segundo momento:
Voltar ao conto para conversar sobre a quantidade dos doces para a festa do casamento;
Escrever os numerais possibilitando a contagem através da leitura e da escrita.
Pedir para que as crianças contem quantas elas são em sala de aula e em seguida pedir que uma delas distribua, com as outras ajudando a contar, um brigadeiro para cada. (Levar brigadeiros já prontos em quantidade suficiente).
4.2. Segundo dia

Primeiro momento:
Reler para as crianças a parte da história que cita o pomar;
Conversar sobre o que é o pomar e ouvir das crianças sobre as frutas que elas gostam ou rejeitam;
Listar, escrevendo no quadro o nome das frutas citadas pelas crianças;
Ler os nomes das frutas com as crianças e pedir que escrevam;
Falar sobre a importância de comer frutas para o nosso organismo.

Segundo momento:
Conversar sobre os personagens e perguntar nome de pessoas que fazem parte da família delas: avós, pais, irmãos, primos, etc;
Listar nomes e ler com as crianças;
Pedir que escrevam seus nomes no quadro e leiam para os colegas.

4.3. Terceiro dia

Primeiro momento
Disponibilizar lápis de cor, giz de cera e papel A4 para que façam desenhem sobre a historinha;
Socializar as produções dando a vez para que cada um fale sobre a sua produção e o que mais gostou na história.


Segundo momento

Proporcionar às crianças um momento de alegria e descontração com um teatro de fantoches, sobre a história “O casamento de Emília”, onde elas poderão interferir falando sobre as ações dos personagens;
Escolher, através de votação, o melhor final para a história e executá-la com os fantoches;
Finalizar a aula proporcionando a degustação de cocadas, pés-de-moleque e rapadura.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Paulo César. MONTEIRO LOBATO: Vida, Realidade e Sonho Cultural. Fundação Banco do Brasil: Emporium Brasilis Memória e Produção Cultural. [s.d]

LOBATO, Monteiro. O casamento da Emília. São Paulo: Brasiliense, 1987.

SANTOS, Betisabel Vilar de Jesus Santos; COSTA, Joana D'Arc. (Org). Anais do 5º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino. Prefeitura Municipal de Aracaju. Secretaria Municipal de Educação. Aracaju, 2007.

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