18 setembro, 2008

RESENHA DESCRITIVA sobre o conto “Venha ver o Pôr-do-Sol de Lygia Fagundes Telles, por Lícia Dantas Hora

Venha Ver o Pôr-do-Sol é um conto de Lygia Fagundes Telles, inserido no livro Venha Ver o Pôr-do-Sol e Outros Contos, da Coleção: Série Rosa dos Ventos, Editora Ática, publicado em 1995. Nele a escritora aborda o reencontro dos ex-namorados Ricardo e Raquel em um cemitério abandonado.

Mesmo casada com um homem rico e ciumento, Raquel vai ao encontro de Ricardo, que, depois de rejeitado e vivendo na pobreza, insistiu para que juntos assistissem a um último pôr-do-sol.

O desenrolar da história é tomado por um ambiente frio e assustador, minuciosamente descrito pela autora. O astuto e misterioso rapaz usa de carícias, enquanto impele-a a prosseguir por entre caminhos escuros e desolados.

O clímax do conto inicia quando no insólito lugar um pássaro rompe o cipreste. Sua história chega ao desfecho, no momento em que ela reconhece que foi cruelmente enganada pelo jovem. A protagonista vê-se enterrada viva em uma catacumba.

16 comentários:

Luana. disse...

Você sabe REALMENTE como se faz uma RESENHA DESCRITIVA? Você só fez um resumo...mas cade sua parte crítica? Onde está sua opinião sobre o assunto? Acho melhor estudar antes de escrever besteiras!!!!!

Anônimo disse...

Luana me desculpe te cortar, mas uma resenha descritiva não possui a opinião do resenhador. Este tipo de resenha fala apenas sobre uma obra, mostra as características do trabalho e não uma apreciação da resenhadora. Assim, ela fez uma boa resenha e sua estrutura está corretíssima.

YRENY disse...

QUE INDELICADEZA A SUA LUANA, ALÉM DE SER GROSSA, VOCE É QUEM MOSTROU QUE NÃO ENTEMDE MUITO DO ASSUNTO,PORÉM VOU TE APRESENTAR AQUI 3 TIPOS DE RESENHAS: RESENHA TEMÁTICA , DESCRITIVA E CRÍTICA COMO TANBÉM DEIXO À VOCE ALGUNS SITES PRA VOCE PESQUISAR MAIS SOBRE O ASSUNTO.
.....................................
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:DwrwCFCB4ScJ:ww4.unianhanguera.edu.br/servicos/salavirtual/salvar.php%3Farquivo%3D0000285223%26nome%3Dtipos%2Bde%2Bresenha.doc+TIPOS+DE+RESENHAS&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
...................................
http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha
...................................
http://www.infoescola.com/redacao/resenha/

Unknown disse...

PARABÉNS ,ADOREI A MANEIRA COMO A RESENHA FOI APRESENTADA.CONTINUE COM SEU TRABALHO,,É DIFICIL AGRADAR Á TODOS QUE TEM PREGUIÇA DE APRENDER NÃO É?SE A LUANA QUERIA UMA CÓPIA PRECISA,ERA BOM ELA LER O LIVRO,QUE PREGUIÇA,E FALTA DE EDUCAÇÃO.SOU ALUNA DO CURSO DE LETRAS DA METODISTA,E PRECISAVA DE UMA RESENHA QUE ME DESSE UMA IDÉIA DE COMO FAZER MEU RESUMO PARA Á FACULDADE.A MAIORIA DOS SITES COLOCA Á ESTÓRIA QUE JÁ SABEMOS,MUITO OBRIGADA PELO CARINHO DO SEU SITE.

Hermes disse...

A resenha descritiva responde basicamente a seguinte pergunta:
o que o autor diz faz sentido?

Anônimo disse...

luana cala a sua boca vc n sabe de nda do assunto!
e alem disso parte critica so é em uma resenha critica!
sua IGNORANTE!!!

Anônimo disse...

Luana voc é uma idiota .. vai estudar u.u

Anônimo disse...

Parabéns voce sabe mesmo fazer uma resenha descritiva.
E Luana pense bem antes de criticar os outros... pesquise resenha descritiva que voce vai ver que na resenha descritiva se faz uma descrição das ideias principais do texto. Deer

leo disse...

quanta critica! voces sao especialistas sobre o assunto? nao se critica quem busca o conhecimento.

marialia disse...

Muito obrigada Licia vc,realmente me deu uma luz.Agora já tenho uma ideia de como fazer a minha resenha descritiva.Os comentários,mesmo aqueles destrutivos, são bons,pois ajuda-nos a melhorar mais ainda.

Rafaela disse...

Eu nunca fiz uma resenha, muito menos uma resenha descritiva, às dúvidas são enormes, uma delas é justamente a questão "da crítica", mas agora estou ciente de que não é preciso criticar o texto.Uma pergunta, esse esquema da resenha desc. vale tbm para um livro mais teórico,sem ser literário ? RESPONDA-ME, por favor .

Anônimo disse...

vlw vo me ajudou mt e luano vai toma no seu cu c num ta bim pra vc copia faz melhor entao

alice oliveira disse...

Licia gostei, valeu, o importante é fazer.

wilson disse...

Também gostei da postagem, nunca havia feito uma resenha descritiva e vou escrever a minha agora mesmo.
Todos me ajudaram bastante, é assim que se aprende.

Diego disse...

Essa Luana que fez o primeiro comentário deve ser uma vagabunda e ainda estudante de enfermagem porque não sabe nem que uma resenha descritiva não pode conter a opnião do resenhador. Vá estudar sua quadrupede e que os quadrupedes não se ofendam!!!!!

Anônimo disse...

Olá Lícia, boa noite. Venho lhe agradecer pela maneira cristalina como aplicou o assunto. Eu realmente precisava entender o mesmo pois iniciei no curso de direito com três semanas de atraso e estou totalmente perdido. Continue levando sua luz e conhecimento àqueles que trilham pelo mesmo ideal. Está de parabéns.

Ps: me diverti muito com os comentários dos seus defensores que aparentemente entendem mais do assunto do que a amiga Luana. Pô, até eu que era leigo já havia entendido a nítida diferença entre resenha crítica e descritiva... kkk