18 setembro, 2008

“Missa do Galo” (Ediouro, Machado de Assis), um conto que traz à baila uma atmosfera de resignação, traição e sedução. Nele Machado captura a atenção do leitor de forma lenta e tão sedutora quanto o balanço do andar de Conceição, personagem do conto; mulher traída pelo marido e cheia de desejos, mas que de tão passiva era considerada uma santa.
Esta santidade é posta em prova pelo mestre da observação psicológica, pois ele apresenta em sua protagonista, assim como em Capitu, personagem de seu livro Dom Casmurro, uma característica que ele considera ser feminina, a sedução. Idealizando uma mulher romântica, mas de atitudes suspeitas.
Conceição, mesmo sendo mais velha, envolve o Nogueira, um rapaz de dezessete anos, que até então a considerava simpática, pois “seu rosto era mediano, nem bonito nem feio”, com o tempo, achou-a linda, lindíssima. Há de se considerar que pessoas sedutoras nem sempre são belas. Seu jogo inicia com a sutileza dos gestos, mas é preciso que o seduzido esteja atento às pistas. “Há impressões dessa noite, que me aparecem truncadas ou confusas. Contradigo-me, atrapalho-me”.
A leitura dos corpos é essencial. Ela “tinha não sei que balanço no andar, como quem lhe custa levar o corpo”; sorria, “riu-se da coincidência” de ambos terem sono leve; ouvia-o “com a cabeça reclinada no espaldar”, sem tirar os olhos dele e, “de vez em quando passava a língua pelos beiços, para umedecê-los”. Esses gestos doces traduzem a personalidade de um alguém que não quer dominar a relação, contudo o apelo da boca exprime todo seu desejo sexual.
O ponto culminante se traduz num toque: “Estava de pé, os braços cruzados; eu, em respeito a ela, quis levantar-me; não consentiu; pôs uma das mãos no meu ombro, e obrigou-me a estar sentado. Cuidei que ia dizer alguma coisa; mas estremeceu, como se tivesse um arrepio de frio, voltou as costas e foi sentar-se na cadeira, onde me achara lendo”.
Os códigos da sedução eram captados pelo jovem fazendo-o esquecer do tempo: “não saía daquela posição, que me enchia de gosto, tão perto ficavam as nossas caras”. Percebe-se que ela fazia de tudo para prendê-lo em suas teias, como a viúva negra faz com suas presas. Mas quem nunca seduziu ou foi seduzido que atire a primeira pedra.

Nenhum comentário: